sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Eleição Conselho tutelar BJN | Maurício Coli entrevistado

É o segundo candidato que entra em contato com o blog para participar das rodadas de debates, Maurício Coli Bernardes disputa a reeleição e nos apresenta nesta entrevista suas propostas, ideias e observações sobre a rotina das políticas públicas de inclusão social para a juventude de Bom Jesus do Norte. Lembrando que todos e todas as candidatas podem participar, bastando entrar em contato pelo e-mail “frederico.blog@gmail.com.

01 – O que te fez decidir em disputar a eleição do Conselho Tutelar? 

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer ao Frederico, que abriu esse espaço democrático para que nós candidatos pudéssemos expor nossos pensamentos.
Em segundo lugar, gostaria de agradecer a você que está exercendo sua cidadania, procurando saber um pouco mais sobre a trajetória de cada candidato para fazer suas escolhas no dia 04 de outubro.

Eu sempre gostei de interagir com pessoas. E, quando estive coordenando a Pastoral da Crisma da Paróquia São Geraldo Magela tive a oportunidade de conhecer diferentes realidades dos diversos adolescentes que fizeram parte da minha jornada naquela Pastoral.

Diante disso, tive o desejo de poder ajudar e participar de forma mais incisiva da vida daqueles que mais necessitam, ou os que tiveram seus Direitos violados.
E, desde 2011, venho exercendo essa função. Função essa que não é fácil. Contudo os mais diferenciados desafios encontrados me faz querer trabalhar mais em prol da garantia dos Direitos das nossas crianças e adolescentes.

02 – Qual sua visão de conhecimento da realidade dos menores de dezoito anos de BJN, principalmente os que vivem nas camadas periféricas do município? Podendo inclusive abordar de maneira especificada os que também vivem na zona rural. 

Bom Jesus do Norte possui a maioria de sua população centralizada na zona urbana. Não possui distritos, apenas localidades. E, consequentemente a nossa demanda é em sua maioria urbana.

Nosso município possui ainda grande parte de sua população residindo em regiões periféricas.
Os casos de maior incidência são o tráfico e uso de drogas ilícitas pelos adolescentes, maus tratos, indisciplina escolar, conflitos de ordem social (como familiares).
E, os de menor incidência são evasão escolar (que sempre são comunicados com rapidez pelas unidades escolares) e abuso sexual.

03 – Você teria como fazer uma abordagem do atual quadro de atuação sob todos os aspectos do Conselho Tutelar em BJN? 

O Conselho Tutelar de Bom Jesus do Norte sempre foi composto por pessoas guerreiras que deixaram suas vidas e famílias um pouco de lado para trabalhar bastante em prol de um objetivo comum: a plena garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Porém, como todo Conselho Tutelar do Brasil, o de nosso município enfrentou, além de problemas de ordem social, grandes problemas de falta de recursos materiais.
A atual equipe conseguiu, através de muito diálogo com o Poder Executivo, iniciado em 2011, vários avanços, entre eles: sede própria com placa indicativa e salas reservadas, todo o mobiliário, direitos sociais para os conselheiros, etc; que proporcionaram ao Conselho Tutelar, maior capacidade de atendimento e atuação.

Eu costumo dizer que o trabalho do Conselho Tutelar é silencioso por trabalhar com pessoas que tiveram seus Direitos violados, por isso algumas pessoas têm a sensação que o “Conselho Tutelar não faz nada”.
A título de informação, Bom Jesus do Norte, segundos dados do IBGE de 2010, possui em torno de 2500 pessoas com idade entre 0 e 18 anos; no qual mais de 20% dessa população é acompanhada pelo Conselho Tutelar. Ou seja, mais de 20% de nossas crianças e adolescentes sofreram violação de seus Direitos.

É importante ressaltar ainda, que o Conselho Tutelar de Bom Jesus do Norte trabalha em rede com diversos órgãos públicos como: CRAS, CREAS, Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar, Unidades de Saúde, Escolas Municipais e Estadual, Creches Municipais, ; além de trabalhar em parceria com os Conselhos Tutelares de municípios vizinhos.

Todos os acompanhamentos que o Conselho Tutelar faz, são encaminhados também para um dos órgãos que compõem essa rede e também fazem o acompanhamento dessa demanda.
No CRAS e no CREAS, os acompanhamentos são feitos pelas respectivas equipes técnicas que são grandes parceiras do Conselho Tutelar. O CRAS trabalha com fortalecimento de vínculos e o CREAS com Direitos violados.

04- Apresente-nos suas credenciais e suas propostas para convencer o eleitor a votar em você na eleição do Conselho Tutelar

Meu nome é Mauricio Coli Bernardes, tenho 26 anos de idade, nasci em Bom Jesus do Itabapoana, e resido em Bom Jesus do Norte há 26 anos, no bairro São João. Sou filho de Marcos da Silva Bernardes e Rosania Maria Coli Bernardes.

Sou formado em Administração pela UNIFSJ, pós graduado em Gestão Estratégica de Pessoas e Liderança Coaching e pós graduando em Controladoria e Finanças.
Enquanto conselheiro tutelar tive a oportunidade de participar de diversos cursos e seminários, e destaco o curso de extensão acadêmica “Prevenção do uso de drogas- Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias – 5ª edição”, ofertado pela UFSC, na modalidade à distância.

Sempre procurei exercer a função de conselheiro com maior zelo e dedicação possível. Prezo muito o diálogo e o bom convívio das relações familiares.

Peço ao eleitor de Bom Jesus do Norte que no dia 04 de outubro, vote no número 07 para que eu possa continuar exercendo essa função que tanto admiro.
Aproveito a oportunidade para agradecer a todos que têm se manifestado nas ruas ou nas redes sociais em favor de minha reeleição. Que Deus nos abençoe!

Atenciosamente,

Mauricio Coli Bernardes, nº 07

Nenhum comentário:

Postar um comentário