terça-feira, 22 de setembro de 2015

Eleição Conselho Tutelar BJN | Kátia Santos entrevistada

A primeira entrevistada nesta eleição ao Conselho tutelar é a candidata Kátia Aparecida Assis dos Santos, ela que já exerceu o cargo em Bom Jesus do Itabapoana, nos apresenta suas credenciais, propostas e ideias sobre o necessário debate sobre as políticas públicas de amparo legal e inclusão social com a juventude de Bom Jesus do Norte. 
Segue abaixo a entrevista com as quatro perguntas, salientado ainda que todas as candidatas e candidatos estão convidados a participarem da rodada de entrevistas.


01 – O que te fez decidir em disputar a eleição do Conselho Tutelar?

O fato de poder atuar com as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes e poder fazer a diferença no intuito de tentar assegurar que seus direitos sejam cumpridos e respeitados.

02 – Qual sua visão de conhecimento da realidade dos menores de dezoito anos de BJN, principalmente os que vivem nas camadas periféricas do município? Podendo inclusive abordar de maneira especificada os que também vivem na zona rural.

De maneira geral, a realidade de crianças e adolescentes do município de BJN não é muito diferente da que encontramos no país. A diferença é que por se tratar de uma cidade do interior do Estado as questões apresentadas são mais cobradas pela sociedade, pois estão mais visíveis. O que se apresenta, em sua grande maioria, são questões como evasão escolar, uso de substâncias lícitas e ilícitas (entorpecentes, bebidas alcóolicas e fumo), abuso sexual, violência doméstica, maus tratos por parte de pais e responsáveis, entre outros.

03 – Você teria como fazer uma abordagem do atual quadro de atuação sob todos os aspectos do Conselho Tutelar em Bom Jesus do Norte?

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, mas que necessita interagir com órgãos públicos, Ministério Público, Delegacias de Polícia, Escolas, Sociedade e todos os meios que possibilitem e viabilizem a execução de suas decisões para que possa realizar um trabalho eficiente e eficaz na resolução das questões apresentadas pela demanda local.

04 – Apresente-nos suas credenciais e suas propostas para convencer o eleitor a votar em você na eleição do Conselho Tutelar

Sou Assistente Social, formada pela Universidade Federal Fluminense. Atuei durante 03 anos como Monitora, no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, no CRAS do Bairro Santa Terezinha. Trabalhei também como Assistente Social, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, no município de Bom Jesus do Itabapoana, exercendo a função de Coordenadora do PETI e PROJOVEM. 
Desta maneira, possuo experiência com as Políticas Públicas voltadas para criança e adolescente e conhecimento das questões sociais em torno desta demanda.

Além do mais, atuei como Conselheira Tutelar, no município de Bom Jesus do Itabapoana, nos períodos de 2012/2014 e pude trabalhar em diversas ocasiões em parceria com o Conselho Tutelar de Bom Jesus do Norte, tendo contato com as demandas desse município, o que me possibilitou obter conhecimentos acerca da realidade local.

Por tudo isto, creio que tenho experiência para atuar como Conselheira Tutelar no município de Bom Jesus do Norte e contribuir na resolução das demandas apresentadas pela comunidade.

Desta maneira, dê um voto de confiança e no dia 04 de Outubro, compareça ao Colégio Antônio Honório e vote 09 - Kátia

Nenhum comentário:

Postar um comentário