segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Apiacá | A encruzilhada do prefeito e o futuro do “primeiro ministro”

O prefeito Betinho se encontra em uma situação conflitante e embaraçosa para seu destino político, ele que está concluindo seu segundo mandato deveria refletir muito sobre suas decisões políticas a serem tomadas no presente, para assim ele poder escolher o que fazer no futuro, como sempre, nesses casos sempre há a necessidade de se tomar medidas indesejadas, porém necessárias.

Apiacá talvez seja a única cidade que é gerida por dois governantes no mesmo poder executivo, um prefeito e uma espécie de primeiro ministro municipal, no caso o amigo Betinho Miranda, a qual ocupa um cargo, que salvo engano, seria denominado como administrador municipal, o regime não pode ser avaliado como parlamentarismo, pois não é o parlamento que indica o “primeiro-ministro-municipal”, e sim o próprio prefeito.

Os opositores atacam o governo denunciando que o Betinho, o Miranda, manda mais que o Betinho, o Prefeito, que por diversas vezes algumas decisões foram esquivadas pelo prefeito, sendo decidida pelo Miranda.

A situação garante que a dobradinha Betinhos, Prefeito e Miranda, resultam em um trabalho eficiente, o prefeito como bom articulador político e o Miranda como o homem que faz a prefeitura funcionar, em tese!

Já percebo muitos cidadãos que se manifestam contrariados sobre a ineficiência da máquina pública municipal, a oposição política se mostra contundente, porém sem substância que possa trazer um estrondoso fato novo, e o prefeito se encontra no perfeito dilema sobre seu futuro.

Naturalmente que o candidato a prefeito que contará com o apoio do Betinho, o Prefeito, será o Betinho, o Miranda, pois ele se mostra rotineiramente ser candidato a prefeito em 2016 desde 2013, e é justamente nesta amarra política que o Betinho, o Prefeito, terá que avaliar muito sobre a estratégia que possa garantir êxito para seu indicado eleitoral, e ao mesmo tempo proporcionar que o prefeito deixe um legado positivo ao deixar o governo.

Naturalmente também que o modelo de gestão atual de Apiacá sofre um notado desgaste diante da opinião pública, o prefeito no início do ano abriu mão de aliados estratégicos com o objetivo em reduzir os gastos públicos, ele ganhou uma feroz oposição formada por ex-aliados, e não conseguiu fazer sua gestão deslanchar.

O que então o Betinho, o Prefeito, teria mais o que fazer para se mostrar estrategista o suficiente para reverter um quadro tão adverso? Ainda temos uma pergunta mais inquietante ainda que nenhum aliado do prefeito seria capaz de fazer, menos este blogueiro.

Como o prefeito Betinho irá reverter o atual cenário administrativo com destacada rejeição da opinião pública com um modelo de gestão compartilhada com o amigo Miranda? Será que o prefeito não se interessaria em saber da opinião pública de Apiacá se ela ainda aprova este modelo de gestão com dois governantes no executivo?

O prefeito poderia se atentar que talvez a preocupação do Betinho, o Miranda, em pavimentar seu cacife político para 2016 estaria causando reflexos negativos na gestão do Betinho, o Humberto.

Não digo que o prefeito deveria exonerar seu “primeiro-ministro-municipal”, ele poderia ao menos dar uma freada no ímpeto eleitoral do amigo Miranda, e assim fazer com que ele concentre as atenções na administração do município, que tem surgido muitas reclamações de onde não se reclamava.

O prefeito se manter com esta postura de extrema lealdade com seu aliado mais próximo e polêmico, o Miranda, pode acabar por não superar o desgaste alcançado em 2015, e assim comprometer em definitivo com seu legado e futuro político. Sorte dele que a oposição que está fazendo barulho é muito ruim e sem substância, caso contrário a situação dele poderia ser mais complicada ainda.

O Betinho, o Prefeito, ainda pode transformar o cenário adverso, ele é inteligente e de visão, porém ele mais do que nunca deve mostrar a dimensão exata de sua autoridade e personalidade política, a encruzilhada é confusa, mas ainda há tempo dele surpreender e reverter o cenário desfavorável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário