quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

AS FOLIAS DE REIS DE BOM JESUS DO NORTE | Por Aluízio Teixeira

No dia 6 de janeiro comemora-se o dia de Reis. A data marca para os católicos, o dia para a veneração aos Reis Magos.

Segundo a tradição cristã, o dia de Reis é aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita dos três Reis Magos e que ocorrera no dia 6 de janeiro. A noite do dia 5 de janeiro e madrugada do dia 6 é conhecida como "Noite de Reis". As Folias de Reis herdada dos colonizadores portugueses e difundidas no Brasil com características regionais próprias, é manifestação de rara beleza. 

Os versos são preservados de geração em geração por tradição oral e narram à visita dos Reis Magos ao Menino Jesus

Ontem tivemos a apresentação de algumas folias diante do Presépio armado em nossa praça principal. Ainda temos algumas delas aqui em Bom Jesus do Norte, graças ao desapego de interesse próprio, uma verdadeira abnegação, de um cidadão que é uma lenda viva dessa tradição. 
Estou falando do velho Amaral que todos nós conhecemos no mundo das folias e, apesar de sua idade avançada continua contribuindo, juntamente com seus filhos, para preservar essa parcela de nossa cultura popular, como Miguel Arcanjo e outros foliões também.

Por outro lado, gostaria de aproveitar este espaço para chamar atenção de nossos governantes no sentido de incentivar e apoiar, com ações concretas, essas e outras manifestações populares de nossa terra. 
Nossas tradições devem ser resgatadas e preservadas como patrimônio histórico cultural de nossa gente.
Na foto estou ladeado pelo Amaral e por seu filho, Quinha”

Nenhum comentário:

Postar um comentário