domingo, 11 de janeiro de 2015

ANIMAIS DE CARRO DE BOI NAS RUAS DE BOM JESUS DO NORTE-ES | 10 de janeiro de 2015

Por Salatiel Oliveira - Já era madrugada quando ouvi um barulho diferente em frente a minha casa no Bairro São João próximo a Pracinha do Bairro em Bom Jesus do Norte – ES

Levantei, ouvi e era o som de animais. Os cachorros se manifestavam e as pessoas vieram para as janelas para ver o inusitado acontecer. Seis grandes animais “Bois” atrelados. Lembrei-me de quando ainda criança, meu Pai “Furtunato Eufrásio de Oliveira e Minha Mãe “Hilda Ramira de Oliveira” me levavam para o muro da casa para ver os animais passarem conduzidos pelos seus carreiros. 


O Carro de boi é um dos mais primitivos e simples meios de transporte, ainda em uso nos meios rurais, utilizado para o transporte de cargas (produtos agrícolas) e pessoas.

Partes do carro de boi

Algumas das partes do carro de boi (fonte: Dicionário de Caetitenês, de André Koehne; Museu do carro de boi):

• canga: peça em que se prende o cabeçalho ou o cambão,e que é colocada sobre o pescoço de dois bois, responsável pela transferência de energia mecânica ao cabeçalho.

• canzil: Peças em forma de estacas trabalhadas que atravessam a canga de cima para baixo em quatro pontos, de modo que o pescoço de cada boi fique entre duas dessas estacas;

• arreia: suportes que atravessam transversalmente o cabeçalho, sobre os quais se apoiam as tábuas da mesa;

• cabeçalho: a longa trave que liga o corpo do carro à canga, que se atrela aos bois;

• cantadeira: parte do eixo que fica em contato com a parte inferior do chumaço. O contato entre eles produz o som característico do carro;

• cheda: Prancha lateral do leito do carro de bois, na qual se metem os fueiros;

• cocão: Cada uma das partes fixadas por baixo das chedas, que servem para fixar, duas de cada lado do carro, cada um dos chumaços;

• fueiro: cada uma das estacas de madeira que servem para prender a carga ao carro;
• mesa: a superfície onde se coloca a carga;

• Recavém, ou requevém, é a parte traseira da mesa.

• tambueiro: Tira de couro cru, curtido e torcido, que serve para prender o cabeçalho ou o cambão à canga;

• brocha: Tira de couro cru, curtido e torcido, que serve para prender um canzil ao outro passando por baixo do pescoço do boi.

• Roda: feita de madeira nobre (Jacarandá), constituí de três pranchas unidas por travas de madeira(cambota)colocadas internamente nas pranchas por furos retangulares, estas fixadas por grampos e chapas de ferro. A circunferência é coberta com chapa de aço fixada à madeira com grampos de aço cuja forma arredondada deixa um rastro característico.

• palmatora: partes laterais do cabeçalho na parte anterior da mesa do carro de boi.

Uma Madrugada DIFERENTE!


Carro de boi no desfile escolar da Festa de Rosal 2013


____________________________________

Esclarecendo o que foi desinformado:

Por Salatiel Oliveira - Postei algumas fotos e um texto na Madrugada de 10/01/2015. Um texto pedagogicamente correto com pontos de curiosidade para melhor entendimento a todos. A intenção da postagem foi mostrar que em Bom Jesus já se teve a rotina de passarem com “Bois” nas ruas e avenidas. É um trabalho e em alguns lugares além de trabalho uma “CULTURA”.

São animais treinados e com seus carreiros com anos de experiência. E os animais obedecem aos comandos – treinamento. E na Madrugada quando vi a cena em frente a minha casa... poxa fiquei tão feliz em ver novamente os animais passando e as pessoas saindo de suas casas para ver os mesmos que a memória de infância retornou na hora.


O interessante foi que os animais não estavam estressados e obedeciam muito bem o comando. Significa que os animais conheciam o seu carreiro. E eram animais bem grandes, fortes e bem tratados. “Isto dá para ver pelas fotos”.
Quanto ao horário, não dá para fazer esta prática durante o dia devido à movimentação de veículos e pessoas. 
Quando a denúncia a POLÍCIA AMBIENTAL, esta ação só poderia ser feita com visualização de maus tratos com os animais comprovados e/ou a presença destes animais sozinhos nas ruas, avenidas ou em estradas podendo provocar acidentes. Que não era caso.


Em nossa região ainda tem a presença desta prática como, por exemplo, em São José do Calçado-ES E ISTO TORNOU UMA PRÁTICA TÃO RELEVANTE QUE FAZ PARTE DA GRADE DE EVENTOS DO MUNICÍPIO E NO CALENDÁRIO DO ESTADO “festa do carro de boi”. Quem sabe um dia esta prática tornará uma realidade em Bom Jesus do Norte – ES. O que se tem por aqui ainda é a prática da Carroça com burro e não com Boi. 

Salatiel Elias de Oliveira – 11 de janeiro de 2015

Um comentário:

  1. Muito bom Salatiel Carro de bois um show. Seu vizinho e um carreiro de coração.

    ResponderExcluir