quinta-feira, 8 de outubro de 2015

AMUNES mobiliza sessenta prefeitos capixabas na ALES pela reforma do Pacto Federativo

Evento foi realizado na tarde desta quinta-feira na Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo, o movimento organizado pela Associação dos Municípios do Espírito Santo, mobilizou prefeitos, secretários de governo e vereadores de cidades de todas as regiões do Estado, ficando de fora somente dezoito chefes de executivo, com alguns enviando representantes.


O evento teve como principal tema protestado por todos os discursos se concentrou na necessidade da reforma do pacto Federativo entre União, Estados e Municípios, que no caso em particular do Estado do Espírito Santo, podemos associar dois fatores que deram o início ao processo de asfixia orçamentária dos municípios do Estado.

Primeiro veio a crise internacional de 2008 em que o estado foi o mais impactado com os reflexos da brutal desaceleração das exportações de minério de ferro, pois o estado tendo sua arrecadação baseada nesta operação. 

O mesmo se viu praticamente em ruínas, e como se fosse pouco, dois anos depois o governo federal aplicou um duro golpe nas finanças do estado e seus municípios ao suspender os repasses do FUNDAP.

Ainda tivemos alguns prefeitos tecendo críticas tanto para o governo federal, em quase sua totalidade, e em alguns casos tivemos também críticas ao atual governo do Estado, como no caso do prefeito de Baixo Guandú.

Nenhum comentário:

Postar um comentário