domingo, 7 de dezembro de 2014

UMA ANÁLISE DA QUALIDADE DO ENSINO MUNICIPAL DE BOM JESUS DO NORTE MOSTRA UMA SITUAÇÃO EM DECADÊNCIA – Por Aluízio Teixeira

O IDEB - é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, medido pelo Ministério da Educação no 5º e 9º ano da Educação Fundamental 

Sua escala vai de zero a dez e a nota de cada escola é o resultado do cruzamento de duas variáveis: aprendizagem dos alunos, medida por um teste chamado Prova Brasil, e a taxa de aprovação da escola. Os resultados para Bom Jesus do Norte das escolas públicas a cargo do município, mostram os seguintes valores:

Analisando o quadro ao lado, verifica-se que há um declínio do ensino ministrado pelo governo municipal, que vem decaindo desde 2011 e já em 2013 (nota 4,3) não atingiu sequer a meta projetada de 4,9. 
A Secretaria Municipal de Educação tem que discutir profundamente essa realidade junto às escolas, além do mais, se providências não forem tomadas, o índice para 2015 poderá ficar bem abaixo do IDEB projetado de 5,2.

Um outro índice que vem sendo divulgado é aquele em que os pais dos alunos da escola pública deram uma nota de 8,6, na escala de zero a dez, para a qualidade do ensino de seu filho. Segundo Gustavo Ioschpe, um dos pensadores da educação pública de nosso país, é uma avaliação da educação de Primeiro Mundo, ainda que a nossa realidade seja definitivamente de Terceiro. 
Enquanto perdurar essa situação não há chance de que os pais se engajem ativamente. Ninguém luta para melhorar algo que já é percebido como excelente.

Eu mesmo nunca vi nenhum movimento de pais na porta da escola reivindicando a melhoria do ensino. A maioria dos pais tem uma escolaridade tão baixa que não consegue avaliar por conta própria a qualidade do ensino que o seu filho recebe. 
A avaliação deles passa por aquilo que espertamente o gestor público oferece: escola bem pintadinha, merenda, uniforme escolar, etc. mas sabemos que não é só isto, o que falta é exatamente aquilo que eles não oferecem - um ensino de qualidade.

Somos nós da camada mais esclarecida da população que temos que levantar uma bandeira por eles, denunciando, cobrando dos poderes públicos a melhoria constante do aprendizado público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário