quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

BALANÇO DO FIM DO CINQUENTENÁRIO DE EMANCIPAÇÃO DE BOM JESUS DO NORTE

Por Aluízio Teixeira | Nosso município completa neste ano de 2014, 50 anos de emancipação político-administrativa de São Jose do Calçado.

Quero relembrar a atuação do falecido Prefeito João Baptista, realçando não só a sua luta pela emancipação, como também pelo legado que deixou de excelente gestor municipal, que infelizmente não foi seguido pelos seus sucessores. Sua administração foi de uma transparência total, talvez poucas pessoas se lembram, mas ele foi o único Prefeito que prestava as contas de finais de ano na porta da Prefeitura diante do público que o assistia.

Não temos muito o que comemorar neste meio século de administração dos dois grupos políticos que sempre dominaram a política de nosso município. 
Na realidade é um cinquentenário que temos muito mais a lastimar do que comemorar, não só pelo que poderíamos ganhar, mas principalmente pelo que perdemos ao longo desses anos.

Sem falar dos valores culturais, esportivos e folclóricos, perdemos: o Hospital Jamile, que era uma referência em saúde para toda a região do ABC Capixaba, a CAVIL, a única agroindústria que gerava empregos e rendas para o município, nossa Coletoria Estadual e, mas recentemente, o Centro Cívico.

Estamos assistindo vergonhosamente a decadência total do Colégio Coronel Antonio Honório que nas décadas de 70-80 principalmente, possuía mas de 600 alunos e hoje não tem 200 (uma brutal evasão escolar, pela baixa qualidade do ensino ministrado pelo município ao longo desses anos).O mesmo podemos dizer do Grupo Escolar Horácio Plínio.

São perdas reais, incontestáveis. Enfim, não avançamos nada na saúde, na educação e também nos programas de assistência social (LOAS e Estatutos dos Idosos), pelo total descaso do poder público municipal de aplicar as políticas públicas voltadas para nossa população de baixa renda, principalmente.

Gostaria muito de enumerar aqui o que ganhamos para poder dizer , orgulhosamente, que somos uma cidade progressista mas, infelizmente não consigo realizar essa façanha, apesar do grande esforço de memória que faço.

É triste dizer, mas nosso município tem sua história contada em páginas negras dos descasos políticos. Hoje somos uma nau sem rumo navegando nas águas turvas das incertezas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário