sexta-feira, 26 de junho de 2015

ABSTER-SE DE VOTAR É SE EXCLUIR DA CIDADANIA E DA DEMOCRACIA



As abstenções, os votos em branco e nulos, que ocorreram ao longo das cinco últimas eleições em Bom Jesus do Norte, perfazem 7.334 eleitores, isto representa quase todo o eleitorado de nosso município. Um número realmente preocupante.
A minha intenção com este texto é acabar com a ideia de algumas pessoas acharem que o voto em branco, nulo ou a abstenção são atitudes cívicas que poderiam orientar o eleitor no bom caminho. Não existe nada mais falso do que isso.

 A Legislação Eleitoral (criada pelos políticos) é muito clara sobre isso: "os votos em branco, os votos nulos e abstenções não têm influência alguma na apuração dos resultados, será sempre eleito para cargos executivos, o candidato que obtiver mais da metade dos votos expressos, qualquer que seja o número de votos brancos ou nulos.
O que define as eleições são os votos válidos, mesmo se a maioria dos eleitores votar nulo, a eleição não será cancelada. É claro e ultrajante perceber que eles criaram essa Lei para se protegerem e eternizarem no poder. É pena que os eleitores não percebem isso e façam o que convém a eles, não votar. 

Não interessam a eles se o eleitor fique sabendo informações sobre as consequências da abstenção, mas o povo já deveria ter percebido isso há muito tempo, basta olhar para o passado. A abstenção elevada tem beneficiado a corrupção, e desviado os indignados para ela, para que não possam utilizar os votos contra os corruptos.
Em última análise, a abstenção é totalmente inofensiva para os corruptos. Então não adiante ninguém ficar por aí apregoando aos quatro ventos que o eleitor não deve comparecer às urnas ou mesmo votar nulo. Aliás as pessoas que procedem dessa forma são aquelas que estão aos serviços dos grupos políticos corruptos que querem a todo preço se manterem no poder. 

A alienação eleitoral (votos brancos, nulos e abstenção) só interessam aos corruptos, que graças aos votos abstencionistas vem se mantendo no poder ao longo de tantos anos. Não caiam nessa armadilha, vamos todos votar nas próximas eleições. Abster-se da política é se excluir da cidadania e da democracia.
A alternativa de uma terceira via oposicionista certamente surgirá nas próximas eleições de 2016.Precisamos mudar esse modelo de administração municipal que há tantos anos vem excluindo a nossa população de seus direitos fundamentais. Precisamos mudar, com sabedoria e competência. Urge um novo norte para Bom Jesus do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário