terça-feira, 14 de outubro de 2014

Gestão pública BJN | O bilhetinho do prefeito/coronel

O coronelismo político é praticado por condutas patrimonialistas de oligarquias políticas estabelecidas em pequenas cidades em todo o país, a maneira personalista que os oligarcas conduziam os atos administrativos eram retratados nos velhos e autoritários bilhetinhos assinados por prefeitos ordenando subordinados a atender a benesses públicas para seus próximos.

E em pleno ano de 2014 Bom Jesus do Norte ainda convive com uma oligarquia no poder onde o grande líder tem o irmão prefeito e o filho vice, e também temos os seletivos bilhetinhos despachados pelo prefeito aos seus subordinados para atender pedidos pessoais com recursos públicos.

Nesta reportagem temos um bilhetinho do prefeito Ubaldo Martins solicitando a um cidadão chamado “Roberto” para que o mesmo providenciasse um parecer social para autorizar a liberação de trinta litros de combustível para um cidadão ir a Cabo Frio-RJ buscar um parente que esatria adoentado. 
Registra-se que até o mês de junho de 2014 o subsecretário de saúde era uma pessoa chamada Roberto.

O bilhetinho surtiu efeito e no dia 29 de agosto de 2014 a assistente social da secretaria de saúde emitiu o parecer social favorável à liberação dos trinta litros de gasolina para um cidadão que possui um veículo com ano de fabricação a partir de 2007, e no parecer social alega que na ocasião nenhum dos SEIS veículos da secretaria para esta finalidade estariam disponíveis, e que segundo levantamento feito na triagem social o cidadão de fato não teria condições de custear tal viagem.

Estranho este parecer que especificou a marca e modelo do veículo que fez a viagem (avaliado no mínimo em R$ 20.000,00) pertencer aos familiares de uma pessoa que não teria condições financeiras sequer para adquirir uma passagem para viajar de ônibus, pois se o paciente estaria em condições viajar em um veículo de passeio e de pequeno porte, ele estaria melhor acomodado no ônibus.

A data do parecer, 29 de agosto de 2014, caiu em uma sexta-feira o que podemos presumir que a pessoa que estaria em Cabo Frio aguardando a volta para BJN não teria nenhuma urgência para esta viagem e a mesma poderia aguardar um ou dois dias para que um dos SEIS veículos da secretaria de saúde estivesse disponível para trazer a pessoa para Bom Jesus do Norte.

Ainda cabe questionar o que um paciente de Bom Jesus do Norte estaria fazendo em Cabo Frio para que o município custeasse sua viajem de retorno, ele(a) estaria internado? Geralmente pacientes de Bom Jesus do Norte se internam em Cachoeiro de Itapemirim ou em Vitória, e não em Cabo Frio, e com esta viajem sendo autorizada em uma sexta-feira, os contornos de favorecimento ilícito neste bilhetinho são alarmantes.

Cabe salientar que este bilhetinho de favorecimento ilícito foi despachado no mês de agosto de 2014, ocasião no qual as eleições estavam no calor da disputa levando este bilhetinho também para um suposto ilícito eleitoral.

Finalizando, este bilhetinho ainda demonstra a maneira irresponsável que o prefeito conduz a gestão pública do município, ele ainda está na época dos bilhetinhos autoritários, que apesar do texto ter todo cuidado no pedido, servidor algum irá negar um parecer social com um bilhete do prefeito, uma interferência nociva ao interesse público. 
Pergunto aos bom-jesuenses do norte se está certo vocês terem que implorar por um bilhetinho do prefeito para alcançar os serviços públicos? Pergunto ainda como ficam os cidadãos que não tem acesso a pessoa do prefeito para ganhar um bilhetinho premado com alguma benesse pessoal com recursos públicos?


Estamos diante de um gravíssimo fato administrativo e os vereadores não tem mais como ficarem inertes diante de tantos desmandos, este bilhete é um flagrante grave e fatal contra o prefeito e a sociedade de Bom jesus do Norte exige uma resposta dentro daquilo que prevê a lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário