sábado, 26 de abril de 2014

Saúde pública BJN | Uma versão nova de uma velha história

A atual secretária de saúde de Bom Jesus do Norte concedeu entrevista ao blog do colega Jailton da Penha, e a bela secretária de saúde de Bom Jesus do Norte nos revelou o quanto ineficiente está a gestão pública de saúde de nossa vizinha capixaba. 

A entrevistada até que tentou  causar a impressão que sua gestão está repleta de novas ações e que tudo está dentro daquilo que se espera da secretaria de saúde, porém ao abordar a questão da distribuição de medicamentos ela deu um tiro no pé, e acabou por nos revelar que a gestão da distribuição de medicamentos em BJN está parada no tempo desde julho de 2013.

O ponto da entrevista em que tivemos a versão nove de uma velha história está na declaração da secretária de que em Bom Jesus do Norte tem aproximadamente 30.000 usuários cadastrados no sistema de distribuição de medicamentos, sendo certo que o município de Bom Jesus do Norte tem aproximadamente 10.000 habitantes, causando assim uma evasão de medicamentos para cidadãos de outros municípios. 

Importante salientar que ela afirmou que QUANDO ASSUMIU a secretaria o quadro era esse acima informado, mas não disse como anda o quadro atual do cadastro dos beneficiados da distribuição de medicamentos, ela apenas ressaltou que está em fase de execução a informatização do sistema da secretaria de saúde.

Então vamos voltar no tempo, mais precisamente no dia 07 de julho de 2013, em que o ex-secretário de saúde de Bom Jesus do Norte, Roberto Coelho, compareceu na câmara dos vereadores para prestar diversos esclarecimentos acerca dos muitos problemas existentes na secretaria de saúde naquela ocasião. 

E dentre as muitas explicações dadas por Coelho, ele também mencionou o fato do cadastro de distribuição de medicamentos estaria com mais de 30.000 beneficiados, e que Bom Jesus do Norte tem 10.000 habitantes. 
Ele também nos informou na época que estaria implantando um sistema informatizado para o controle de distribuição de medicamentos, e que iria atualizar o cadastro dos beneficiados partindo pelo registro de atendimento nos PSF’s de BJN.

Dez meses se passaram da visita do ex-secretário de saúde na câmara, e a atual secretária de saúde ainda convive com os mesmos problemas, dez meses depois da revelação feita por Roberto Coelho acerca da discrepância de atendidos e a população de BJN na distribuição de medicamentos, este fato ainda é notícia que circula na internet e no rádio neste sábado, dia 26 de abril de 2014.
___________________________________________________

Abaixo temos a gravação com as declarações de Roberto Coelho em 07/07/2013 sobre a distribuição de medicamentos em BJN

Nenhum comentário:

Postar um comentário