sábado, 1 de fevereiro de 2014

Publicidade da prefeitura de BJN não convence



Sociedade tem o dever de cobrar dos vereadores que o governo aprimore sua página na internet

Dos cinco princípios fundamentais da administração pública, a publicidade tem o determinante papel de oferecer para a sociedade as informações em riqueza de detalhes para qualquer cidadão acompanhar como estão sendo realizados os gastos públicos.

E analisando o site da prefeitura de Bom Jesus do Norte em seu portal da transparência, fica fácil observar que a transparência passa longe desta página. 
Logo na página inicial do site da prefeitura observa-se uma publicidade inverossímil e tendenciosa em promover a imagem pessoal do prefeito e de seu vice. 
Tal publicidade noticia que “Bom Jesus do Norte asfaltará 12quilômetros de estradas vicinais”, mas ao ler a reportagem pude constatar que na verdade quem irá asfaltar 12 quilômetros de estradas vicinais em Bom Jesus do Norte é o governo do estado, assim como irá fazer em todo o estado do Espírito Santo.

No campo destinado a publicar os editais de licitação temos duas opções, uma para as licitações a serrem realizadas, e outra para as licitações, finalizadas. Mas na condição de cidadão comum confesso que não consegui acessar os editais e muito menos as atas dos certames realizados, aguardo instruções caso essas informações estejam no site.

O portal da transparência é extremamente complexo e pesado de se navegar, ela está discretamente posicionado no site da prefeitura e demora muito para abrir.
Nesse item a prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana nos oferece um portal da transparência de fácil navegabilidade, mesmo faltando a relação dos servidores e seus salários. No portal de BJN temos até o campo destinado para relacionar e informar a folha salarial da prefeitura, porém neste campo não obtive êxito em localizar as informações.


O primeiro passo para os cidadãos de Bom Jesus do Norte exercerem suas cidadanias deve ser na cobrança de que o poder executivo disponibilize todas as informações dos atos administrativos no portal da transparência da prefeitura, da maneira como está. 
O contribuinte está tendo uma despesa sem retorno, pois a manutenção desta página tem um custo, e por obrigação deve se gerar o benefício, no caso em tela, a TRANSPARÊNCIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário