terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Saúde pública BJN | Mais uma vítima da irresponsabilidade pública

Desordem pública afeta gravemente a secretaria de saúde que emite sinais de total descontrole gerencial

E a situação pode piorar se os rumores que especulam a ida do “banido que prende o rabo do prefeito” para a secretaria municipal de saúde se confirmarem, ele deixaria a secretaria de educação ficando no comando da desordem nas pastas da saúde e do planejamento. Sua atuação na secretaria de planejamento tem dado resultados muito aquém daquilo que se espera do setor público, o que de fato ele tem planejado são as licitações e obras suspeitas com valores estratosféricos e de qualidade abaixo de medíocre.


Abaixo temos o protesto de mais uma cidadã contra o descaso do poder executivo com a postura de avestruz do poder legislativo diante das mazelas públicas de Bom Jesus do Norte

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Panorama Legislativo BJN | O retrato fiel de um parlamentar despreparado e comprometido com o governo sem rumo

Vereador Romeu Lopes recorre ao Facebook para reivindicar solução de um buraco em frente a sua autoescola

O vereador com sua prerrogativa fiscalizadora deveria de maneira regimental cobrar do secretário de obras via OFÍCIO para que ele tome as devidas providências não só no buraco em frente ao seu negócio privado, mas em toda cidade que está com as ruas em estado de calamidade.

Ele poderia utilizar seu mandato de diversas maneiras para pressionar o executivo a resolver as diversas mazelas públicas existentes atualmente, ele poderia pressionar o prefeito via tribuna, propondo a retirada de matérias de interesse do executivo de pauta e até votando contra o executivo, porém ele está amarrado para tal conduta parlamentar.

O fato de sua esposa ter um cargo comissionado na secretaria de saúde o impede por completo de colocar em prática qualquer alternativa acima sugerida, diante deste quadro “nepostico-cruzado” entre executivo e legislativo, o nobre vereador somente tem o Facebook como opção de protesto.

Tal situação retrata de maneira cruel como o contribuinte de Bom Jesus do Norte tem seus impostos jogado pelo ralo do compadrio político, bastando verificar que o nobre parlamentar recebe de vocês mais de R$ 3.000,00 por mês para ele fazer o que qualquer cidadão faz rotineiramente sem custo algum para os cofres públicos, reclamar das mazelas do governo municipal através das redes sociais.
Se o nobre vereador tivesse um mínimo de preparo para o exercício da função confiada no voto popular, ele jamais se sujeitaria a situação tão desmoralizadora em ter que recorrer a uma ferramenta de uso popular para exercer sua “autoridade cooptada” longe de seu mandato.

Sindserv-ABC | Assembleia geral adiada para fevereiro

Falta de quórum impossibilitou a abertura da assembleia, servidores públicos municipais não se mobilizaram por diversos motivos analisados

E dentre tantas possibilidades dois motivos ganham destaque, o medo de perseguições do executivo em retaliação ao movimento e greve, e a acomodação do servidor em não buscar seus direitos mesmo contando com um sindicato sério e empenhado na busca dos benefícios cerceados pelo executivo, na ocasião compareceram pouco mais de vinte servidores em quase seiscentos efetivos da prefeitura.

Os servidores têm que se atentarem que não há mais tempo a perder com um governo que se notabilizou pela irresponsabilidade fiscal e pelo descumprimento de acordos legais, diante de tal cenário não resta outra alternativa a não ser a paralisação.

Cabe registrar também que nenhum vereador compareceu no evento para levar apoio institucional aos servidores e o sindicato, o discurso inflamado de José Manoel Medeiros ficou estacionado no campo da falácia, pois nem ele que é servidor sindicalizado compareceu na assembleia. 
Talvez se ele com sua capacidade de oratória e articulação fosse em todos os setores da prefeitura para estimular seus colegas servidores a participarem do evento o resultado poderia ser positivo sem dúvidas.

domingo, 21 de dezembro de 2014

Loteamento Grande Vitória | Moradora protesta contra os crônicos problemas

Ela denuncia que rede de esgoto está ligada nas galerias pluviais levanto o mal odor por toda rua quando chove

E não é a primeira vez que ela vem a público para protestar contra as mazelas desta comunidade que sofre nas mãos de um poder executivo indiferente aos problemas sociais e pelo poder legislativo subserviente e omisso que compõe a atual legislatura de Bom Jesus do Norte.

Sindserv-ABC | Todos convocados para assembleia dos servidores

Servidores conta com apoio de vereadores, e comércio e sociedade também deve apoiar as reivindicações pautadas pelo sindicato

Na semana passada o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bom Jesus do Norte e Apiacá promoveu a tradicional confraternização de fim de ano para os sindicalizados de ambos os municípios, a festa que tive o prazer de participar foi marcante pela dedicação da atual diretoria do sindicato com os servidores.

Agora é a vez dos servidores apoiarem e darem respaldo político para a proposto do sindicato pela paralização geral dos servidores de Bom Jesus do Norte, haja visto que a instituição buscou todos os meios possíveis de negociação com o executivo sem lograr êxito.

E para agravar o quadro, o atual governo admitiu que extrapolou o limite imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal em 58% como argumento para não conceder reajuste salarial, o acordo judicial selado para o pagamento do retroativo do vale alimentação foi descumprido na véspera do natal de 2014 fazendo com que não restasse outra opção para a classe reivindicar seus direitos senão o movimento de greve.

Tal movimento já conta com apoio explícito de alguns vereadores, e deve ser apoiado por toda sociedade de Bom Jesus do Norte assim como o comércio local, partindo do princípio que os servidores públicos municipais são responsáveis diretos pela qualidade de vida dos munícipes, é líquido e certo que a desvalorização salarial dos servidores impacta diretamente na falta de estímulo dos mesmo no exercício de suas funções públicas.
A estagnação financeira do comércio local está diretamente relacionada ao achatamento salarial dos servidores públicos municipais reflete de maneira dramática no comércio local em todos os aspectos.


O momento é decisivo e os servidores tem que apoiar o movimento sindical comparecendo em massa na assembleia geral agendada para a partir das 17:00 horas para vocês decidirem pressionar os opressores do poder, estão TODOS CONVOCADOS!

sábado, 20 de dezembro de 2014

BJN 50 anos | Pedro Chaves faz reflexão crítica do cenário institucional do município

“Bom Jesus uma cinquentona que não tem muito o que comemorar

Nesses 50 anos de existência a cidade teve boas e más administrações, cresceu e se desenvolveu em certos períodos e em outros regrediu e perdeu órgãos importantes, a exemplo do hospital Jamile Said Salim, que foi uma conquista dos bom-jesuenses do norte que na época tinha no comando do município o ex-prefeito Milton Arêas, que para construir o hospital lutou muito ao lado da população.

Infelizmente o hospital fechou suas portas em 2001 por falta de competência, briga política e o pior, falta de interesse do prefeito, e essa falta de interesse e de vontade de desenvolver o município é a sua principal característica, fato que o tornou famoso entre os políticos em Vitória e em Brasília, onde muitos deputados reclamam que não adianta destinar recursos de convênios porque o prefeito deixa perder.


O ex-prefeito João Baptista, bem como Milton Arêas tinha muita vontade de melhorar a cidade, e fez o possível na época para que isto acontecesse, tem uma passagem de uma promessa que ele fez de só fazer a barba quando o município tivesse água tratada. 
Infelizmente esses homens ficaram pouco tempo à frente da administração e não tiveram oportunidade de fazer mais pela nossa Bom Jesus."

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Assembleia Geral Sindserv-ABC | O VINHO E A ÁGUA!

Por Mirella Crespo | "Nos Alpes Italianos existia um pequeno vilarejo que se dedicava ao cultivo de uvas para produção de vinho. Uma vez por ano, acontecia uma grande festa para comemorar o sucesso da colheita.

A tradição exigia que nessa festa cada morador do vilarejo trouxesse uma garrafa do seu melhor vinho, o de maior sucesso, para colocar dentro de um grande barril, que ficava na praça central. Um dos moradores pensou: "Porque deverei levar uma garrafa do meu mais puro vinho? Levarei água, pois no meio de tanto vinho o meu não fará falta." Assim pensou e assim fez.

Conforme o costume, em determinado momento, todos se reuniram na praça, cada um com sua caneca para provar aquele vinho, cuja fama se estendia muito além das fronteiras do país. Contudo, ao abrir a torneira, um absoluto silêncio tomou conta da multidão. Do barril saiu ÁGUA!

"A ausência da minha parte não fará falta." Foi o pensamento de cada um dos produtores. Muitas vezes somos conduzidos a pensar "Tantas pessoas existem neste mundo! Se eu não fizer a minha parte, o meu trabalho, isto não terá importância." Será?"
POR ISSO QUE NA ASSEMBLEIA GERAL, ONDE DECIDIREMOS SOBRE PARALISAÇÕES, É IMPORTANTE A PRESENÇA DO MAIOR NÚMERO POSSÍVEL DE SERVIDORES (SINDICALIZADOS OU NÃO) E A ADESÃO DE "TODOS" NOS DIAS DAS PARALISAÇÕES PARA CONSEGUIRMOS NOSSO OBJETIVO QUE É O REAJUSTE SALARIAL.

Se pensarmos como os moradores do vilarejo da história, (...já que determinada categoria ou setor vai na assembleia a minha não precisará ir.), TEREMOS GRANDE CHANCE DE AMARGARMOS MAIS UM ANO SEM AUMENTO!

BALANÇO DO FIM DO CINQUENTENÁRIO DE EMANCIPAÇÃO DE BOM JESUS DO NORTE

Por Aluízio Teixeira | Nosso município completa neste ano de 2014, 50 anos de emancipação político-administrativa de São Jose do Calçado.

Quero relembrar a atuação do falecido Prefeito João Baptista, realçando não só a sua luta pela emancipação, como também pelo legado que deixou de excelente gestor municipal, que infelizmente não foi seguido pelos seus sucessores. Sua administração foi de uma transparência total, talvez poucas pessoas se lembram, mas ele foi o único Prefeito que prestava as contas de finais de ano na porta da Prefeitura diante do público que o assistia.

Não temos muito o que comemorar neste meio século de administração dos dois grupos políticos que sempre dominaram a política de nosso município. 
Na realidade é um cinquentenário que temos muito mais a lastimar do que comemorar, não só pelo que poderíamos ganhar, mas principalmente pelo que perdemos ao longo desses anos.

Sem falar dos valores culturais, esportivos e folclóricos, perdemos: o Hospital Jamile, que era uma referência em saúde para toda a região do ABC Capixaba, a CAVIL, a única agroindústria que gerava empregos e rendas para o município, nossa Coletoria Estadual e, mas recentemente, o Centro Cívico.

Estamos assistindo vergonhosamente a decadência total do Colégio Coronel Antonio Honório que nas décadas de 70-80 principalmente, possuía mas de 600 alunos e hoje não tem 200 (uma brutal evasão escolar, pela baixa qualidade do ensino ministrado pelo município ao longo desses anos).O mesmo podemos dizer do Grupo Escolar Horácio Plínio.

São perdas reais, incontestáveis. Enfim, não avançamos nada na saúde, na educação e também nos programas de assistência social (LOAS e Estatutos dos Idosos), pelo total descaso do poder público municipal de aplicar as políticas públicas voltadas para nossa população de baixa renda, principalmente.

Gostaria muito de enumerar aqui o que ganhamos para poder dizer , orgulhosamente, que somos uma cidade progressista mas, infelizmente não consigo realizar essa façanha, apesar do grande esforço de memória que faço.

É triste dizer, mas nosso município tem sua história contada em páginas negras dos descasos políticos. Hoje somos uma nau sem rumo navegando nas águas turvas das incertezas.

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Gestão pública BJN | Sindserv-ABC dá exemplo de transparência pública ao prefeito megalomaníaco

Em campanha eleitoral, Ubaldo Martins prometeu um fantasioso painel da transparência pública na Praça Astolfo Lobo

E quem testemunhou o candidato Martins na eleição de 2012 pressupunha estar diante de um gestor público extremamente moderno e arrojado, ou um tremendo cara-de-pau sem escrúpulos, e chegando a metade do mandato podemos chegar a conclusão que o prefeito eleito se enquadra na segunda hipótese.

E esta conclusão se deve ao fato do atual governo sequer consegue ter a decência de alimentar o portal da transparência no site da prefeitura, quanto mais a instalação de um painel em plena praça pública, que se fosse de fato implantado ele ficaria ocioso ao não revelar a “caixa-preta” da folha de pagamento da prefeitura.

O prefeito poderia seguir o exemplo do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bom Jesus do Norte e Apiacá, que de maneira simplória expõe no mural de avisos da sede da instituição os balancetes financeiros da gestão do mesmo, disponibilizando para qualquer associado acompanhar os gastos do sindicato sem burocracia alguma.


Um dos principais indicadores de corrupção em uma gestão seja pública ou privada está na ausência de transparência na aplicação dos recursos financeiros, e no caso em tela fica fácil constatar que o governo municipal de Bom Jesus do Norte passa por um grave processo de corrupção, diferente do sindicato que tem sido conduzido de maneira honesta com o interessa da classe, e com extrema transparência com a aplicação dos recursos da instituição.

Panorama Legislativo BJN | José Manoel Medeiros critica executivo na defesa dos servidores

Vereador com maior número de mandatos que é servidor do quadro efetivo levantou uma reflexão sobre a valorização do funcionalismo público de BJN

E quando a presidente do sindicato abriu a palavra para os vereadores, os parlamentares presentes deram a palavra ao citado edil que fez questão de criticar duramente o atual governo por este não ter concedido reajuste desde a posse, em janeiro de 2013.

Cabe registrar que não compareceu nenhum representante do poder executivo dando um claro sinal da falta de sintonia dos gestores públicos com a classe trabalhadora do município, que teve o apoio dos vereadores em protesto com a desvalorização salarial.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Sindserv-ABC | Confraternização em nome da união dos servidores públicos municipais de Bom Jesus do Norte e Apiacá

Sindicato promove evento de confraternização prestigiada pelo legislativo de Bom Jesus do Norte

E a celebração de fim de ano do funcionalismo municipal dos citados municípios foi realizada no Ginásio Ricardo Medina do complexo do Ordem e Progresso F.C., com o fechamento de um ano pautado por muitas lutas e conquistas obtida pela classe, e o clima da confraternização era de unidade entre os servidores na lita pelos seus direitos.


Além dos servidores sindicalizados presentes, também prestigiaram o evento os vereadores Marcelo Pereira, Romeu Lopes, Esmeraldo Anselmé, Luiz Moraes e José Manoel Medeiros, que ao final do sorteio de brindes fez um pronunciamento em nome do poder legislativo em apoio incondicional ao sindicato em tom crítico contra o executivo pela desvalorização salarial vivida atualmente.


O BJN na Rede teve o privilégio de ser convidado para o evento e congratula a direção do Sindserv-ABC, e principalmente os servidores públicos municipais de Bom Jesus do Norte e Apiacá por terem tido a felicidade de eleger uma diretoria comprometida com os interesses da classe que representa norteado pela ética no trato do interesse coletivo.

Panorama Legislativo BJN | Eleição da mesa diretora 2015 registrada para posteridade

O procedimento foi breve e objetivo com a votação da nova composição da mesa diretora do poder legislativo de Bom Jesus do Norte

Chamou a atenção a falta de conhecimento do presidente da câmara sobre o rito regimental de uma eleição de mesa diretora, teve que ser socorrido pelo procurador da câmara que de maneira inusitada participa dos trabalhos legislativos como se fosse vereador.


Esperamos que o próximo presidente tenha no mínimo a preocupação de se preparar para as sessões antes que elas se realizem, não pega bem o presidente da câmara a todo momento ter que perguntar para o advogado da câmara qual procedimento de determinada situação, ele com essa conduta se mostrou despreparado e desinteressado em se preparar para exercer o cargo no qual foi eleito.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Gestão pública BJN | Máquina da secretaria de agricultura trabalhando na unidade de saúde

O governo do improviso mantém o padrão de irresponsabilidade e desvia a função desta moto-niveladora para realizar uma terraplanagem em uma obra no qual a prefeitura contratou para ser executada.

CGU - Controladoria Geral da União
Fica a suspeita se a prefeitura pagará à empresa pelos serviços que estão sendo executados por máquinas e servidores do município, com a devida função fiscalizadora confiada ao poder legislativo, seria natural que algum vereador solicitasse as planilhas de medição e serviços prestado pela empresa que não está identificada em frente a obra, como deveria ser.

Gestão pública BJN | O motorista falante entrega o jogo

No clip que acompanha este artigo temos um breve relato gravado por duas vezes no qual um certo motorista da prefeitura de Bom Jesus do Norte faz duros relatos sobre o cenário político local, ele detona com os vereadores José Manoel e Romeu Lopes, além de fazer revelações bombásticas dos bastidores do poder.

No trecho gravado obtido com exclusividade pelo BJN na Rede o “Motorista Falante” vem a confirmar o que o ex-prefeito Pedro Chaves por diversas vezes denunciou contra o prefeito Ubaldo Martins, de que o atual prefeito sempre viajava no sul de Minas Gerais para comprar gado, só que na gravação ele menciona uma cidade próxima do Distrito Federal.
Ele ainda relata que o prefeito “judia” mesmo de quem o contraria, e que ele chegou a dormir embaixo de um caminhão para “tomas conta” dos bois do prefeito, e que ele viajou com este objetivo por diversas vezes em veículos da prefeitura. Isso ocorreu entre os anos de 2005 e 2008 no terceiro mandato de Martins.
Por enquanto temos um pequeno aperitivo, e a fonte deixou a promessa que no tempo certo ele irá enviar outras gravações.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Sindserv-ABC | Convite para confraternização de fim de ano

Por Mirella Crespo - O sindicato convida todos seus associados para participarem da confraternização de fim de ano que será realizada na quadra do "ordem e progresso", no dia 15 de dezembro a partir das 19:00 h.

Os associados que residem em Apiacá devem se dirigir para a praça do quiosque, onde sairá um micro-ônibus às 19h, e os de Iurú podem esperar no ponto de ônibus do asfalto. O micro-ônibus fará as viagens que forem necessárias para trazê-los e levá-los. O servidor Wilian Medeiros irá junto

Panorama Legislativo BJN | Eleita nova mesa diretora para o exercício 2015

Eram três candidatos e não quatro como havia noticiado na semana passada, e na sessão desta noite uma das candidaturas renunciou ficando a disputa entre dois postulantes

Eram os vereadores Aquiles Zanon, Luiz Moraes e o Titas, com a renúncia de Moraes ficaram na disputa Zanon e Titas com a vitória do primeiro por 6 votos contra 3 de seu oponente, ainda se elegeram compondo a mesa diretora do exercício 2015 os vereadores Fernando Carvalho (Primeiro secretário) Flavio da Cesan (Segundo secretário) e Romeu da Auto Escola como vice-presidente.

Dentre as votações realizadas tivemos duas em destaques, primeiro com a disputa acirrada para a vice-presidência em que José Manoel teve 5 votos contra 6 de Romeu Lopes, que teve a vitória confirmada com o voto de minerva do presidente, já para a segunda secretaria tivemos a votação unânime que elegeu Flavio da Cesan em disputa sem concorrentes.

Também sem concorrentes foi a votação que elegeu Fernando Carvalho para a primeira secretaria, porém ele não contou com o voto do vereador Titas que se absteve sem justificar o motivo, no mais o que se espera do próximo exercício legislativo é que a câmara seja minimamente atuante no que tange o aspecto fiscalização dos atos administrativos do executivo.


Ficou óbvio que o legislativo em 2014 deixou muito a desejar com os desmandos cometidos pelo governo sem rumo de Bom Jesus do Norte, existem sérios escândalos que foram ignorados pelos vereadores e a sociedade está atenta e crítica com a atuação de seus representantes.

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Sindserv-BJN | Presidente convoca servidores para assembleia geral com paralização dos servidores na pauta de discussões

Por Mirella Crespo - "ATENÇÃO SERVIDORES MUNICIPAIS DE BOM JESUS DO NORTE!!! CHEGOU A HORA!!!!!!

O SINDICATO CONVOCA TODOS OS SERVIDORES MUNICIPAIS, SINDICALIZADOS OU NÃO, PARA COMPARECEREM NA ASSEMBLEIA GERAL, QUE SERÁ REALIZADA NO DIA 22 DE DEZEMBRO, ÀS 17H, NA ASSOCIAÇÃO SANTO ANTÔNIO, EM FRENTE A FÁBRICA DE LINHAS, ONDE SERÁ DISCUTIDA A PAUTA DE PARALISAÇÕES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL, NO MÊS DE DEZEMBRO E NOS MESES DE 2015, DEVIDO A DEFASAGEM SALARIAL.

A convocação já foi publica no jornal Folha do Caparaó e no Diário Oficial do Estado!

Edital de Convocação de Assembleia Geral Sindical

A Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bom Jesus do Norte e Apiacá do Estado do Espírito Santo –SINDSERV-ABC, CNPJ 07.808.703/0001-90, no uso de suas atribuições legais :

Faz saber aos que pelo presente EDITAL, vir ou dele tomarem conhecimento, que o SINDSERV-ABC convoca todos os servidores públicos municipais de Bom Jesus do Norte (sindicalizados e não sindicalizados) para comparecerem na sede da Associação Beneficente Santo Antônio, (praça José Poubel, São Sebastião, BJN), no dia 22 de dezembro, às 17:00 h para participarem da assembleia geral, onde será abordado, para posterior aprovação ou não, paralisações dos serviços públicos municipais no mês dezembro do corrente ano e em alguns meses do ano de 2015, devido as perdas salariais.


Bom Jesus do Norte, 09 de dezembro de 2014.
Drª Mirella Ferreira Crespo
Presidente do SINDSERV "

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Gestão pública BJN | Degradação ambiental ao lado de obra pública

Erosão avança resultando no aumento considerável de despejo de lama na Av. Cristiano dias Lopes

Aproveitando registro fotográfico desta matéria deixo a pergunta para o poder executivo sobre a data da inauguração desta unidade de saúde que se arrasta desde 2010, e que segundo prometido pelo responsável da empresa contratada para concluir a obra que a data inaugural seria no dia 26 de julho de 2014, já estamos no dia 09 de dezembro e a obra não oferta sinais de conclusão e curto prazo.

E enquanto o governo não esclarece para a sociedade como foi feita a licitação que resultou na contratação da empresa e o respectivo valor desta obra, cabe então cobrar da secretaria de obras e de meio ambiente que se tome as devidas providências com o processo de erosão que se desenvolve ao lado da obra da unidade de saúde.


Todo temporal já temos como composição permanente do cenário o rio de lama que atravessa a avenida contribuindo decisivamente com o já brutal assoreamento do Rio Itabapoana, sem contar com o risco de desabamento que se anuncia nas construções localizadas no alto da encosta. 

domingo, 7 de dezembro de 2014

Panorama Legislativo BJN | Eleição para presidência da câmara em elevada temperatura

Assunto vinha sendo tratado com discrição pelos vereadores, eleição está prevista para próxima sessão ordinária (11/12) e a mesma conta com quatro postulantes

Os vereadores João Batista (Titas) Luiz Moraes, Romeu Lopes e Aquiles Zanon tem articulado com os demais colegas de plenária para obter a diferença necessária para vencer a eleição da mesa diretora do próximo exercício legislativo.

Segundo os especuladores de plantão, nesta disputa temos no vereador “Titas” a possível carta fora do baralho, com os três demais estufando o peito para cantar a vitória, e para ilustrar o quadro especulado fomos em busca do sentimento de cada um dos concorrentes da disputa em tela.

E todos podem imaginar com o vereador Aquiles providenciando sua “redonda escoltada”, Luiz Moraes já botando a carne para a assar, e o camarada Romeu tirando onda de “bom vivant” curtindo um belo passeio com seu bi campeonato assegurado.

Falta somente os nobres postulantes à presidência da câmara de Bom Jesus do Norte se dirigirem à sociedade e explanar para todos quais são seus objetivos em concorrer à presidência do legislativo municipal, até o momento a coisa tem sido conduzida como se este processo fosse uma sucessão de compadres famintos de poder.

UMA ANÁLISE DA QUALIDADE DO ENSINO MUNICIPAL DE BOM JESUS DO NORTE MOSTRA UMA SITUAÇÃO EM DECADÊNCIA – Por Aluízio Teixeira

O IDEB - é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, medido pelo Ministério da Educação no 5º e 9º ano da Educação Fundamental 

Sua escala vai de zero a dez e a nota de cada escola é o resultado do cruzamento de duas variáveis: aprendizagem dos alunos, medida por um teste chamado Prova Brasil, e a taxa de aprovação da escola. Os resultados para Bom Jesus do Norte das escolas públicas a cargo do município, mostram os seguintes valores:

Analisando o quadro ao lado, verifica-se que há um declínio do ensino ministrado pelo governo municipal, que vem decaindo desde 2011 e já em 2013 (nota 4,3) não atingiu sequer a meta projetada de 4,9. 
A Secretaria Municipal de Educação tem que discutir profundamente essa realidade junto às escolas, além do mais, se providências não forem tomadas, o índice para 2015 poderá ficar bem abaixo do IDEB projetado de 5,2.

Um outro índice que vem sendo divulgado é aquele em que os pais dos alunos da escola pública deram uma nota de 8,6, na escala de zero a dez, para a qualidade do ensino de seu filho. Segundo Gustavo Ioschpe, um dos pensadores da educação pública de nosso país, é uma avaliação da educação de Primeiro Mundo, ainda que a nossa realidade seja definitivamente de Terceiro. 
Enquanto perdurar essa situação não há chance de que os pais se engajem ativamente. Ninguém luta para melhorar algo que já é percebido como excelente.

Eu mesmo nunca vi nenhum movimento de pais na porta da escola reivindicando a melhoria do ensino. A maioria dos pais tem uma escolaridade tão baixa que não consegue avaliar por conta própria a qualidade do ensino que o seu filho recebe. 
A avaliação deles passa por aquilo que espertamente o gestor público oferece: escola bem pintadinha, merenda, uniforme escolar, etc. mas sabemos que não é só isto, o que falta é exatamente aquilo que eles não oferecem - um ensino de qualidade.

Somos nós da camada mais esclarecida da população que temos que levantar uma bandeira por eles, denunciando, cobrando dos poderes públicos a melhoria constante do aprendizado público.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Gestão pública BJN | Flagrante de crime ambiental cometido pela prefeitura

O fato ocorreu no dia 03 de dezembro, e mais uma vez Rio Itabapoana é vítima de gestores e agentes públicos irresponsáveis

E o local no qual o flagrante foi registrado já havia sido polemizado neste blog no mês passado, no qual máquinas da prefeitura havia realizado um serviço em uma área particular, e o mais grave, a mesma se encontra interditada desde 2009 pela defesa civil estadual devido ao risco de desmoronamento.

Somente neste primeiro momento constatou-se dois questionamentos sem respostas do poder executivo que sempre conta com a complacência teatral do legislativo, porém como não havia registro do fato passado ficou-se no ar as responsabilidades dos nobres edis.

Não obstante, na semana passada foi oportunizada a possibilidade de registrar o segundo flagrante consistindo na prefeitura disponibilizando máquinas e veículos públicos para a limpeza e remoção de terra de uma obra particular e residencial, desta vez para dar respaldo técnico ao ilícito ainda contávamos com a presença de um veículo da defesa civil.

E o mais grave ficou por conta do registro desta máquina da prefeitura ter despejado considerável quantidade de terra em um terreno na margem do Rio Itabapoana, que já está asfixiado de tão assoreado, agora temos a criminosa prefeitura de Bom Jesus do Norte despejando mais terra para terminar de liquidar com o castigado Itabapoana.

Fiquei curioso em saber qual seria o relatório do agente de defesa civil que se fazia presente em testemunhar a máquina da prefeitura despejando terra aos montes nas margens do rio, de maneira que somente vem a colaborar com o incremento de desastres climáticos.
Mais curioso ainda fiquei ao perceber que logo assim que empunhei a câmera para filmar o fato, três cidadãos, que presumo ser servidores pelegos da desordem, sacaram seus celulares dos bolsos e desatinaram a telefonar sabe-se lá pra quem. Quem não deve, não teme!

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Ubaldo Martins na berlinda | Bastidores especulativos fervem no clima de fim de ano

O “Coronel do Bilhetinho Público” tem sido alvo de muitas especulações políticas em Bom Jesus do Norte, e a mais polêmica especulada envolve uma possível saída de cena do tio para a entrada do sobrinho, o vice-prefeito filho do ex-conselheiro que “atrasava” processos dos “companheiros de lutas” no TCE.

Um dos motivos da suposta renúncia de Martins seria em virtude de sua notória incompatibilidade política com Paulo Hartung, e com a influência do pai denunciado, o vice-sobrinho teria um canal de estreitamento político com o governador do estado.
Esta tese pode até ter sentido, mas se confirmada seria um duro golpe contra a lealdade de Pedro Chaves com Hartung que desde 2013 vem encampando o nome do líder peemedebista para o governo do estado.

Em 2013 correu com força os rumores de que o vice-sobrinho estaria articulando com alguns vereadores uma possível cassação do tio-prefeito pela plenária da câmara par assim abrir caminho para o filho do denunciado assumir o governo. 
Por coincidência em determinada ocasião eu mesmo testemunhei um almoço entre o presidente da câmara, um outro vereador, um secretário e governo e o vice-sobrinho, estavam todos no carro oficial do poder legislativo almoçando em um concorrido restaurante de comida caseira de Apiacá.

Outra hipótese para uma possível renúncia do tio-prefeito estaria elencada em uma ação por improbidade administrativa que o “coroné do bieitim” responde desde 2011, relacionado a uma pequena cárie de R$ 64.740,00 os cofres públicos em seu terceiro mandato (2005/2008)

Nesta mesma ação em epígrafe ainda conta como parte ré o atual secretário de agricultura que trabalha como gari, Aluísio Moreira, que por ser pouco instruído sempre foi muito mal influenciado nas tenebrosas transações do coronel do bilhetinho e o resultado é que o pobre secretário ainda rala com gari e o coronel rala uma fortuna em leilões de gado pelas bandas do sul de Minas Gerais.

Um dos principais indicadores que podem consolidar esses rumores se encontra no enorme desgaste vivido por Martins frente á opinião pública de BJN, some-se a isso à insatisfação de alguns vereadores influentes do legislativo com o secretário que dita as regras no governo, o banido da gestão pública estadual cometeu toda sorte de loucura administrativa em 2014 e muito disso trará pesadas consequências jurídicas contra seu líder manipulado, e contra si mesmo.

Fato é que se 2014 político/administrativo ficou marcado pela baderna pública e por uma sucessão de escândalos engolidos e digeridos pelo legislativo, em 2014 poderemos ter uma familiar “dança das cadeiras da conveniência política” para apimentar ainda mais o picante cenário da gestão pública de Bom Jesus do Norte.

Umberto Messias na berlinda | Ministério Público denuncia ex-conselheiro do TCE por 'represar' processos

Promotoria acusa o conselheiro aposentado Umberto Messias de ‘segurar’ processo por mais de 15 anos

Nerter Samora | 02/12/2014 17:05 
O Ministério Público Estadual (MPES) protocolou duas ações de improbidade contra o conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Umberto Messias de Souza, acusado de ‘segurar’ processos em seu gabinete por mais de uma década. As ações foram protocoladas no final de 2003, mas ainda não foram recebidas pelo juízo da 3ª Vara da Fazenda Pública Estadual, onde tramitam os dois casos. O Ministério Público Especial de Contas (MPC) informou que, no final de novembro, encaminhou novas informações ao autor das ações.

De acordo com informações do MPC, o ex-conselheiro é acusado de paralisar a tramitação de dois processos no Tribunal de Contas do Estado (TCE), cujas apurações foram prejudicadas em função da demora. 
Em uma das ações, a promotoria cita uma denúncia encaminhada pela Câmara Municipal de Dores do Rio Preto que ficou parada por 15 anos no gabinete de Umberto Messias. Os autos entraram no gabinete do conselheiro em 16 de agosto de 1996 e saíram no dia 29 de fevereiro de 2012, na ocasião de sua aposentadoria.

Neste processo (TC 7536/1995), a área técnica do TCE apontou a existências de irregularidades, como a falta de licitação para aquisição de área de terra e a ausência de autorização da Câmara para a aquisição de bem imóvel, o que teria provocado um prejuízo de R$ 144 mil ao erário. 

domingo, 30 de novembro de 2014

Panorama legislativo BJN | Prerrogativas e questionamentos ao parlamento local – Por Aluízio Teixeira

FINAL DE ANO: É ÉPOCA DO PRESIDENTE DA CÂMARA DE BOM JESUS DO NORTE PRESTAR CONTAS À POPULAÇÃO DESSES DOIS ANOS DE MANDATO.
Sabemos que um vereador tem funções nobres, mas nenhuma lhe dá o direito do poder de execução administrativa.

Portanto, não pode prometer (se assim o fizer estará enganando a população), já que não tem poderes para cumprir e/ou realizar obras, resolver problemas de saúde, de educação, do esporte, da cultura, do lazer, do asfalto, do meio ambiente, do trânsito, do loteamento, de casas populares, etc. Sua atribuição é auxiliar a Administração nesses objetivos por meio de Indicações e/ou Requerimentos. 

São funções precípuas do cargo:

FUNÇÃO LEGISLATIVA: consiste em elaborar leis, discutir e votar os projetos que serão transformados em leis;

FUNÇÃO FISCALIZADORA: o vereador tem o dever de fiscalizar o Poder Executivo, cuidar da aplicação dos recursos públicos, a observância do orçamento. Fiscalizar também através de pedidos de informações;

FUNÇÃO DE ASSESSORAMENTO AO EXECUTIVO: esta função é aplicada às atividades parlamentares de apoio e de discussão das políticas públicas a serem implantadas por programas governamentais, via plano plurianual, lei de diretrizes orçamentárias e lei orçamentária anual (poder de emendas, participação da sociedade e realizações de audiências públicas);

FUNÇÃO JULGADORA: a Câmara tem a função de apreciação das contas públicas dos administradores e de apuração de infrações político-administrativas por parte do Prefeito e dos próprios vereadores.

Portanto Senhor Presidente, a relação das atividades a serem relatadas estão aí, é só quantificar tudo aquilo que foi realizado nesses dois anos de mandato. Vamos ajudar a enumerar e quantificar as seguintes realizações, dentre outras:

-as leis aprovadas com suas respectivas finalidades;
-as ações fiscalizadoras e o desfecho dessas fiscalizações;
-as audiências públicas realizadas para a implementação dos programas governamentais, inclusive do orçamento participativo;
- as apreciações das contas públicas do Poder Executivo e do Poder Legislativo.


Conforme preceitua o Artigo 6º da Lei de Acesso à Informação, cabe aos órgãos e entidades do poder público assegurar a gestão transparente da informação. Com a palavra o Senhor Presidente da Câmara. 
Aguarda-se, ansiosamente o pronunciamento de V.S.ª para toda a nossa população.